Caixa de Pesquisa
sábado, 31 de dezembro de 2011
Feliz 2012 !
domingo, 25 de dezembro de 2011
Resumão de Natal
O blog ficou parado por exatos 20 dias. O motivo se deve principalmente pelo fim da temporada. Quase nada acontece. Apenas uma notícia interessante aqui, acolá etc. Enfim, hoje venho não só desejar um feliz natal a todos leitores como também fazer um resumão das notícias mais relevantes do tênis brasileiro no mês de dezembro.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
A Esquadra Espanhola
É difícil imaginar que um time liderado por Rafael Nadal não consiga alcançar seus objetivos. Ainda mais quando se tem a ajuda do incansável David Ferrer. E para completar, os outros dois jogadores estão dentro do top 25 e ou já chegaram bem perto do top 10 ou já foram um top 10.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Espanha muito próximo de ser Penta
A Copa Davis é totalmente diferente dos demais torneios. Não só pelo fato de ser uma competição disputada entre países mas principalmente pelo "clima" que ela proporciona.
domingo, 27 de novembro de 2011
O Teimoso Federer
Uma maneira interessante de se inspirar para escrever um texto sobre Roger Federer é colocando uma boa música clássica. Por enquanto, começo com o russo Tchaicovsky.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Para com isso, Federer !
Eu poderia muito bem começar e encerrar este texto com apenas uma palavra: perfeição.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
ATP Finals 2011
Neste domingo, começou o último torneio da temporada. O ATP Finals 2011 realizado novamente em Londres reúne os 8 melhores jogadores da temporada e é disputado no formato Round Robin. Os jogadores são divididos em dois grupos e jogos todos contra todos. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais.
Na primeira partida do torneio entre o suíço Roger Federer e o francês Tsonga, deu a melhor para o atual campeão. Federer teve trabalho para vencer o número 6 do mundo. Apesar das dificuldades contra o adversário, o torneio favorece as características de Federer. Em quadra Indoor, o suíço é um dos mais especialistas da história do tenis. Parciais de 6-2, 2-6 e 6-4.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
O Velho Federer
Senhoras e Senhores, Roger Federer em quadra.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Menos de um ano
No post anterior, comentei que a parceria entre Thomaz Bellucci e Larri Passos com quase um ano de duração não havia rendido o esperado. Muito menos do que o previsto, diga-se.
Quando Thomaz demitiu seu ex-treinador, João Zwestch, afirmou que faltavam técnicos gabaritados no Brasil e mencionou apenas João e Larri como os únicos capacitados. Porém, nem o treinador Tri-Campeão de Roland Garros conseguiu fazer a carreira do número 1 do Brasil deslanchar.
Parece evidente que os dois estilos não se bateram. É bom relembrar que mais uma vez não cabe a comparação entre Guga e Bellucci, pois Larri "criou" o Manézinho da Ilha enquanto com Thomaz já pegou um tenista formado.
O maior problema de Bellucci continua sendo a parte mental. Infelizmente, nem Larri conseguiu dar um jeito nisso. E dúvido (apesar de torcer muito) que outro treinador consiga resolver 80% disso. É algo que o jogador tem que mudar, uma característica dele que na hora da decisão tem de aparecer. Inúmeras vezes, vimos o nosso número 1 "entregar" um jogo e ,obviamente, todos os ex- treinadores conversavam sobre isto com ele.
Futuro? Sinceramente, não dá pra prever futuro algum. Nem afirmar com certeza se Bellucci errou ou acertou na decisão. É claro que a sensação de que ele errou é muito maior.Todavia,a decisão é dele. Naquele momento, julgou o que seria melhor para sua carreira. Até o final do ano deve anunciar um novo treinador e muito provavelmente será estrangeiro.
Thomaz joga o ATP Challenger Tour Finals em São Paulo, torneio em que o título é praticamente obrigatório devido a qualidade dos adversários.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Inacreditável ?
Pela quarta vez seguida, Thomaz Bellucci foi eliminado na estreia também por um jogador de ranking inferior ao seu. O paulista venceu o 1º set por 4/6 mas permitiu a virada do norte-americano Alex Bogomolov por 7/6(5) e 6/2 em 2h13 de partida.
domingo, 6 de novembro de 2011
Pitacos da Semana
Penta: o suíço Roger Federer conquistou o pentacampeonato do ATP 500 da Basiléia. Na sua terra natal, Federer encerrou um jejum de 10 meses sem título. O último conquistado foi o ATP 250 de Doha em Janeiro. Na decisão, o Leão da Montanha bateu o japonês Kei Nishikori por 6/1 e 6/3. Foi o 68º título do ex-número 1 do mundo. "Estou com fome e animado", disse Federer na entrevista após a partida. Vamos Roger, o mundo do tênis precisa de você !
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
De volta ao Top 100
Neste final de semana, o tenista Ricardo Mello faturou seu 15º título Challenger em sua carreira no BVA Open realizado em São José do Rio Preto. O atleta campineiro derrotou na decisão o argetino Eduardo Schwank por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Challenger de São José do Rio Preto
Começou esta semana um dos challengers mais fortes do Brasil. Com a premiação de U$ 50.000( + hospedagem) e pela primeira vez realizado na cidade de São José do Rio Preto, o forte challenger conta com cinco jogadores do top 100 além dos brasileiros João "Feijão" Souza,Caio Zampieri,Júlio Silva, José Pereira, Ricardo Mello e Rogério Dutra Silva, medalhista de prata no Pan Americano. Outros quatro tenistas brasileiros e Rio Pretenses receberam convite da organização para disputar o torneio, são eles: Augusto Laranja, Bruno Semenzato, Carlos Oliveira e Thiago Alves.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Um guerreiro
Mesmo sem entender muito de tênis quando era criança, adorava ver aquele tenista que fazia umas palhaçadas dentro da quadra. Achava o máximo vê-lo se atirando na bola para tentar ganhar o ponto e a demonstração de como ele queria ganhar cada ponto jogado, cada partida.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
O Leão da Montanha
Se você não leu os trechos da última entrevista de Roger Federer, é bom ver antes de ler este meu post. Leia aqui.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Derrota significativa
Ainda causa surpresa ver uma derrota de Rafael Nadal nas primeiras rodadas. Desta vez, o vencedor foi o compentente alemão Florian Mayer. É bom frisar que de bobo, o germânico não tem nada. Pelo contrário, o número 23 do mundo é dono de um belo jogo com e um bom saque. Hoje, contou com um aproveitamento de 89% de pontos ganhos com o primeiro serviço para liquidar o espanhol em 7/6(5) e 6/3 em 1h47 minutos de jogo.
domingo, 9 de outubro de 2011
O enigma Andy Murray
Nesta madrugada, Andy Murray mostrou mais uma vez o seu vasto repertório de golpes e seu potencial para bater qualquer tenista do circuito. De virada e aplicando um pneu em Nadal no 3º set, o escocês chega a uma sequência de apenas uma derrota em 22 jogos realizados e está muito perto de ultrapassar Roger Federer no ranking.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
O Brasil Open em São Paulo
Depois de uma longa luta muito bem explicada por José Nilton Dalcim, a Koch Tavares conseguiu transferir o Brasil Open para a cidade de São Paulo. Com esta mudança, o torneio visa ter maior público visto que nos últimos anos raramente havia jogos com as quadras lotadas. Mesmo com a baixa audiência e a distância, o torneio na Costa do Sauípe era interessante para a promotora pois, pelo lado corporativista, era lucrativo e ainda alguns jogadores vinham não só para jogar mas também para curtir o belo cenário bahiano.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Roger Federer e Martina Hingis ?
Para todo apaixonado pelo tênis, uma notícia que gera muita expectativa para o ano de 2012: Roger Federer pode formar parceria com Martina Hingis nas duplas mistas !
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Curtinhas da semana
Após uma semana de recesso, o blog volta as postagens normais. Na verdade, é a falta de assuntos interessantes no tênis. Com o fim de todos os Slams e restando pouquíssimos torneios importantes, o circuito diminui a intensidade. Por isso, postarei os fatos mais relevantes da última semana já com a atualização do ranking divulgada pelo ATP nesta segunda feira.
domingo, 18 de setembro de 2011
Derrota dolorosa
Há dois tipos de derrotas. Uma é aquela que não nos deixa somente triste mas, principalmente, revoltado. Quase sempre, ela ocorre quando o nosso time/jogador poderia dar o melhor de si e não faz. Quando o jogador não demonstra vontade ou raça. O outro tipo de derrota é a que nos transmite apenas a sensação de tristeza e dor. Quando o atleta se doa 100%, luta o tempo inteiro mas por detalhes do esporte sai derrotado.
O primeiro tipo que descrevi se encaixa a derrota brasileira para a Índia, no ano passado. O segundo refere a de hoje para o time russo. O time brasileiro se doou 100%, lutou por horas, de "zebra" passou a ser favorito e ficou a um ponto de retonar a elite do Tênis Mundial. Era a vitória para fechar o ano com chave de ouro juntamente com o projeto Olímpico apresentado. Porém, mas uma vez ela teimou em não vir.
Thomaz Bellucci foi um gigante. Atropelou Andreev na sexta-feira e teve uma batalha épica contra Mikhail Youzhny. O russo, porém, é tem muita bagagem. Além de ter sido top 10, em 2002, fez o jogo do título da Davis contra a França na casa do adversário. E hoje, salvou dois match points com muita coragem. Em 5 horas de partida, fechou o 5o set em 14x12 contra Bellucci. Não aceitou críticas ao brasileiro. Como o próprio disse, ele sonhava com uma vitória dessas. Escapou por muito pouco. Essa derrota dói, machuca mas não deixa ninguém revoltado pois Thomaz fez de tudo, entretanto, são coisas do esporte e alguém tem que sair derrotado.
Ricardo Mello jogou por 3 horas contra Tursunov mas não foi o suficiente. O tenista da casa tem mais potência nos golpes e Ricardinho demorou para entrar no jogo. Dava pra ter feito mais porém não era o seu dia. Como sempre, correu até quando não podia. Só que ainda não era a nossa vez.
A dupla brasileira, Marcelo Melo e Bruno Soares, cumpriram seu papel perfeitamente. Ganharam o ponto chave que nos trouxe a esperança da classificação. Jogaram muito. A cada dia fico mais fan do Bruno. Um atleta de altíssimo nível e totalmente dedicado ao grupo.
Derrota bastante dolorida para nós brasileiros. É bom lembrar que quando saiu o sorteio, muita gente comentou que o Brasil iria perder de 5x0. O placar ficou 3x2 para os russos. Batemos na trave mais uma vez. Só que dessa vez com dignidade.
Parabéns ao time do Brasil pela luta e entrega no confronto ! Vamos ! E ano que vem tem mais !
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Vamos Brasil !
Amanhã, às 8h, começa o confronto entre Brasil e Rússia em Kazan. É mais uma oportunidade que o tênis brasileiro tem de conseguir o acesso para o Grupo Mundial. Porém, não somos favoritos e se conseguirmos a vitória, com certeza será para se lembrar por muitos anos.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
A partida do ano, o jogador do ano
Os dois jogadores tensos e se respeitando muito. Foi assim que começou a melhor partida do ano. Alguns erros não forçados para ambos os lados e Rafael Nadal abre dois games a zero. Confiante, o espanhol mostra para o adversário que o desfecho da partida pode ser diferente dos últimos cinco combates.