Caixa de Pesquisa

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Roland Garros, finalmente !


Não é preciso explicar o porquê do brasileiro ter uma ligação tão forte com Roland Garros. Além do tri-campeonato do eterno Guga Kuerten, o saibro parisiense costuma dar sorte para os outros brasileiros. Fernando Meligeni alcançou a semi final em 1999. Jaime Oncins bateu o americano ex-número 1 do mundo Ivan Lendl em 1992 e foi vice-campeão de duplas mistas em 2001. Marcelo Melo também foi vice-campeão em duplas mistas em 2009. Ano passado, a dupla brasileira formada por Bruno Soares e Marcelo Melo eliminaram a dupla favorita ao título, os irmãos Bryan. É bom lembrar, também, que ano passado Thomaz Bellucci obteve seu melhor desempenho em um Grand Slam. Chegou às oitavas de final e foi eliminado por Rafael Nadal.

O sorteio da chave principal ocorreu hoje. Para Thomaz Bellucci, o sorteio foi bom. Para Ricardo Mello, nem tanto. Vejamos as chances de cada um e dos top 4 :

Ricardo Mello: como afirmei, o tenista campineiro não contou muito com a sorte e logo de cara desafia o americano número 10 do ranking, Mardy Fish. Jogar contra um top 10 é sempre complicado mas vejo com bons olhos a chance da zebra aparecer. O tenista americano é muito talentoso mas não um especialista no saibro. Como afirmou Mello, "é o melhor piso para jogar contra ele". No confronto direto, está empatado com uma vitória para cada lado.

Thomaz Bellucci: cabeça de chave número 23, o paulista de Tietê tem chances de repetir seu resultado do ano passado. Na estreia, enfrenta o casaque Andrey Golubev, 45. A segunda rodada requer um pouco mais de cuidado se o adversário for o italiano Andreas Seppi. Na terceira fase, Bellucci poderá encontrar o francês Richard Gasquet, cabeça número 13. Duelo interessante em que aposto no brasileiro. Quem passar para as oitavas, deve encarar o "invencível" Novak Djokovic.

Rafael Nadal: o espanhol já teve chaves mais fáceis em sua história em Roland Garros. Estreia contra o americano John Isner que , no saibro, não leva tanto perigo. Segunda rodada provável contra o colombiano Santiago Giraldo. E na terceira, o que pode ser um duelo equilibrado, o russo Nikolay Davydenko. Mas o número 1 do mundo mesmo deve , de fato, se preocupar com as quartas de final diante do sueco Robin Soderling, único jogador a vencer Rafa em Paris.
Novak Djokovic: treinos de luxo até a terceira rodada em que pode encontrar o argentino Juan Martin Del Potro. Se Delpo estivesse 100% fisicamente, seria um baita confronto, digno de cinco sets. Mas o argentino está longe de sua melhor forma física portanto não deve aguentar o ritmo alucinante de Djoko. É difícil imaginar o sérvio caindo antes da semi quando pode encontrar Roger Federer.

Roger Federer: o suíço tem a estreia mais complicada entre os tops. Enfrenta o sempre perigoso espanhol Feliciano López que quase o eliminou em Madri há três semanas. Se passar, tem caminho tranquilo até as oitavas quando pode encontrar Wawrinka ou Tsonga. Nas quartas, tem tudo para enfrentar outro espanhol, David Ferrer. Quando se fala de Federer é sempre a mesma coisa: só depende dele.

Andy Murray: o escocês que ficou a um game de encerrar a invencibilidade de Novak Djokovic em Roma tem caminho fácil a ser percorrido até as oitavas de final em que pode encontrar o ucraniano Alexander Dolgopolov. Se passar, nas quartas há grandes chances de enfrentar Jurgen Melzer ou Nícolas Almagro. Minha aposta é que Murray alcance a semi e encontre Rafael Nadal.

O blog não acompanhará todos os jogos do major francês pelo simples fato de grande maioria dos jogos ocorrerem de manhã durante o período em que este blogueiro está na faculdade. Farei o possível e impossível para assistir o máximo de partidas para poder comentar aqui. Obrigado a todos pela audiência do blog até este momento. Estou surpreso. São quase 3.000 acessos em menos de 5 meses de vida. Obrigado ! Vamooooooooos !


Um comentário:

  1. ai sim....vai começar tudo de novo...
    Vamooosss Bellucci !!
    bjo rotanabi

    ResponderExcluir