Ricardo Mello,o outro brasileiro que disputou a chave principal, não contou com a sorte no sorteio das chaves e parou logo na estreia diante do argentino Juan Martin Del Potro, que após o torneio de Indian Wells, demonstrou estar cada vez mais recuperado de sua lesão no pulso. Mello não pode fazer muito para tentar parar o argentino e perdeu por duplo 6/4 em 1h e 21 minutos de partida. Atual número 79 do ranking, o brasileiro defendia 76 pontos em Miami, já que furou o qualy no ano anterior. Com essa derrota na primeira rodada, o tenista de Campinas deverá perder 16 pontos e cair pelo menos uma posição no ranking.
Após bela campanha no saibro sul-americano e semi no ATP de Acapulco, a sétima melhor dupla do mundo não conseguiu vencer uma partida sequer nos dois torneios norte-americanos. Marcelo Melo e Bruno Soares foram mais uma vez eliminados na estreia. Dessa vez perderam para a dupla nº 9 do ranking, formada pelo tcheco Lukas Dlouhy e o astrualiano Paul Hanley, por 6/4 3/6 e 10/8 em 1 hora e 13 minutos de partida. A dupla brasileira ainda não conseguiu uma vitória em um torneio do tipo Master 1000. Apesar dos recentes bons resultados, a dupla não pode deixar de somar pontos neste tipo de competição se quiser disputar o ATP Finals em Londres no final do ano, jogado pelas oito melhores duplas do ranking. A dupla deve concentrar toda sua força na temporada européia de saibro, piso em que os mineiros conseguiram seus melhores resultados.
Thomaz Bellucci teve mais uma dia pra esquecer em sua carreira, como ele próprio disse. A partida não foi transmitida portanto fica difícil tecer qualquer comentário tático ou técnico. Bellucci teve um primeiro set tranquilo e soberano diante do americano ex- top 5 e atual 173º do ranking, James Blake. Venceu por 6/2 em apenas 27 minutos. O segundo set foi equilibrado até Bellucci cometer uma dupla falta quando sacava em 4/5 e ter seu saque quebrado. Pequenos erros que custam a vida no torneio. No tiebreak do 3º set, Bellucci conseguiu salvar 3 match points ( 1 no saque de Blake) mas em seguida Blake fechou a partida no saque do brasileiro.
É difícil dizer se foi uma decepção ou não. Blake é experiente mas é sua fase é péssima. Não chega nem perto daquele jogador que eliminou Roger Federer na Olimpíadas passada e foi número 5 do mundo. Esta é mais uma daquelas partidas que costumo classificar como "jogos que Bellucci não pode perder se quiser ir mais longe em sua carreira".
Um dado curioso: em toda sua carreira, o paulista de Tietê disputou oito tiebreaks em set decisivos e ganhou apenas UM. É um retrospecto que precisa ser melhorado caso Thomaz queira alçar voos maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário