Caixa de Pesquisa

terça-feira, 24 de maio de 2011

Quase a maior surpresa do ano


Faltou apenas 1 set para presenciarmos a maior surpresa do ano. Se Rafael Nadal tivesse perdido logo na estreia em Roland Garros, seria o resultado mais inesperado nos últimos dois anos do mundo do tênis sem nenhuma dúvida.
Como escrevi no post anterior, Nadal já teve chaves mais fáceis em Paris mas sua partida contra o gigante John Isner surpreendeu a todos. Pela primeira vez em sua carreira, Rafa jogou cinco sets em Roland Garros e por pouco quase caiu na estreia de um Grand Slam, fato que jamais aconteceu.

Não tive a oportunidade de assistir a partida desde o início. Acompanhei a partir do tiebreak do 3º set. Até então, acompanhei ponto a ponto no Live Score do site de Roland Garros e já fiquei muito surpreendido por Isner ter vencido um set de Nadal. Quando o jogo foi para o tiebreak do 3º set, fui correndo para a TV mais próxima e disse para o meu amigo: "Será?". Na minha cabeça era inimaginável uma derrota do número 1 do mundo para um jogador que jamais fez algo relevante no saibro. Mas hoje demonstrou o porquê de só os grandes jogadores vencerem Grand Slam. Isner venceu dois sets com autoridade e encurralou Nadal, porém seu fôlego acabou. Em melhores de cinco sets, os tops quase sempre vencem. É essa a diferença de um Master 1000 para um Slam. Nadal se demonstrou muito mais inteiro tanto físico quanto psicologicamente, dominou o americano no 4º set e aproveitou a chance que teve no 5º para selar sua vitória mais suada no Major francês.

Bom teste para o número 1 do mundo. Diferente dos anos anteriores que quase nunca perdeu set, nesta edição já perdeu dois e teve a experiência nova de jogar cinco sets em Roland Garros. Já para John Isner, atuação surpreendente e como disse o Fininho em seu blog: "Isner mostrou para os outros que não existe essa coisa de cara imbatível".


Todos os demais tops tiveram vitórias tranquilas. A zebra da primeira rodada foi a eliminação precoce do tcheco Tomas Berdych, semifinalista no ano passado. O nº 6 do ranking perdeu para o francês Stephane Robert, 31 anos e apenas 140 do ranking mundial.

Amanhã, Thomaz Bellucci, que teve boa vitória na estreia, entra em quadra por volta das 10h na quadra 6. A ESPN deve transmitir a partida do brasileiro contra o italiano Andreas Seppi. Bellucci é favorito, no entanto, é bom entrar em quadra bem atento as bolas retas do 51 do mundo.
Editado: esqueci de comentar a outra zebra da primeira rodada, a derrota de Nícolas Almagro. O espanhol, especialista em saibro e na sua melhor fase da carreira, surpreendeu a todos ao perder para o polonês Lukas Kubot, 122 do mundo, em cinco sets. Almagro conquistou o torneio de Nice na semana passada, além de outros três títulos no saibro.O nº 12 do ranking defendia as quartas de final em Roland Garros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário