Caixa de Pesquisa

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sampras x Agassi e semana de Copa Davis


Semana com poucas notícias do mundo do tênis. Em outras palavras, é uma semana que quase nada acontece, apenas alguns torneios nível future ou challengers. O calendário abre uma folga para os tenistas se prepararem para o duelo da Copa Davis e para o Master 1000 de Indian Wells.
Dos três mais badalados jogadores do circuito (Nadal, Federer e Djokovic), apenas Nadal irá representar seu país na Copa Davis. A "armada" espanhola está na Bélgica para o confronto. Apesar de jogar em casa e com a torcida do lado, o time belga espera por uma "zebra" gigante para conseguir vencer a Espanha. Seu principal jogador é Xavier Malisse, nº 51 do mundo e o único belga entre o top 100, que já enfrentou Rafael Nadal em três oportunidades e obteve uma vitória. Além de Malisse, o time belga conta também com Oliver Rochus, Steve Darcis e Ruben Bemelmans. A frase do número 1 belga reflete bem o que esperam do confronto: "É difícil, mas o esporte e a Copa Davis já mostraram inúmeros casos de surpresa."
Analisando friamente este confronto, é quase impossível imaginar uma derrota do time espanhol. Com um time formado por Rafael Nadal, David Ferrer, Fernando Verdasco e Feliciano Lopez, fica difícil imaginar qualquer resultado a não ser a vitória. Nadal disse estar 100% de sua lesão na coxa. Ferrer já conquistou dois títulos esta temporada e uma semi final em Slam. Muito me surpreenderá se a Bélgica vencer algum confronto.

Novak Djokovic estava confirmado na seleção da Sérvia, atual campeã, mas afirmou que não jogará na estreia com a India. O atleta de Belgrado pretende focar ainda mais na sua preparação para o Master 1000 de Indian Wells.
Há quem condene estas atitudes de jogadores que abrem mão de jogar pelo seu país para visar apenas seus resultados individuais.Nesta ocasião, a atitude de Nole me pareceu correta. O número 3 do mundo atravessa seu melhor momento na carreira, pode recuperar o nº2 com um bom resultado em Indian Wells e a Sérvia, mesmo sem seu principal atleta, não deve ter nenhum problemas para vencer a India. O que mais me dói neste confronto é pensar que ao invés da India,poderia ser o Brasil...
O que mais animou nesta parada semana tenística foi a partida de exibição entre Pete Sampras x Andre Agassi. Em quadra, 22 títulos de Grand Slam, sendo 15 de Sampras e 8 de Agassi. Apesar de ser um jogo amistoso, deu para ver um pouquinho da genialidade de ambos jogadores. Sampras está em melhor forma do que Agassi mas continua sendo impressionante a facilidade com que o dono de 15 Majors vai para as bolas vencedoras. Pete venceu por 2 sets a 0. Parciais de 6/3 e 7/5. Na era profissional, Sampras e Agassi se enfrentaram 34 vezes, sendo 20 vitórias de Sampras contra 14 de Agassi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário