Caixa de Pesquisa

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ganhar para perder ?


Por muito pouco, Tiago Fernandes não conquistou seu primeiro título no circuito profissional. Maior promessa do tênis brasileiro, o alagoano de 18 anos entrou como convidado no Challenger de Pernambuco Brasil Series Open, que distribui não só US$ 5 mil em prêmios mas também uma vaga na chave principal do Brasil Open.

Na semifinal, Tiago eliminou de virada o experiente jogador brasileiro Júlio Silva, 30 anos e cabeça 4 do torneio em 2h e 30 minutos de partida. Parciais de 2/6, 7/5 e 7/6(2). A partida começou as 10h30 de domingo mas foi interrompida por causa da chuva e teve reinicio por volta das 14h30. Devido aos problemas causado pela mau tempo durante a semana, a final estava marcada para domingo a noite, mesmo dia das semifinais. E ai que o inesperado aconteceu. Larri Passos, treinador de Fernandes, decidiu que seu pupilo não jogaria a final para evitar uma possível lesão por excesso físico. Aqui vai a frase dita por Larri:
"O Tiago é muito novo e não queria que ele corresse o risco de se machucar, como ter uma lesão pelo cansaço dos jogos desta semana. Infelizmente a chuva atrapalhou e a organização foi obrigada a fazer todos os jogos no mesmo dia. Uma pena, mas o Tiago ainda tem muito chão pela frente".

Minha opinião:
Não vou dizer que a decisão de Larri foi um equívoco. O ex-treinador de Gustavo Kuerten deve ter outros motivos além destes citados na frase acima. Além do mais, Larri sabe, melhor do que nós, o caminho que deve trilhar para formar um excelente jogador profissional.
Por outro lado, acredito que , sem contusão nenhuma, Tiago Fernandes deveria ter entrado em quadra. Tentado ,pelo menos, jogar o 1º set. Se realmente não estivesse em condições, abandonava. Um garoto de apenas 18 anos, disputando sua primeira final, deve ter combustível suficiente para lutar ,pelo menos, uma hora.
Quando li este caso, me veio na mente o duelo de Rafael Nadal e David Ferrer pelas quartas de final do Australian Open 2011. Na ocasião, Nadal estava contudido e disse ao seu treinador que não abandonaria a partida nem "fudendo".
Fernandes respeitou a decisão do treinador. Eu também respeito a opinião de Larri. Porém, eu entraria em quadra. De positivo ( muito positivo !!), fica a bela campanha do campeão juvenil do Australian Open que vem mostrando tudo aquilo que a gente espera dele.

Com esta campanha, Tiago soma 48 pontos e deve figurar perto do 380º no ranking.

2 comentários:

  1. Fernando Augusto de Souza11 de abril de 2011 às 23:03

    E ae meu querido! Adorei o post e, aproveitando o ensejo, cumprimento vc e lhe digo que mesmo não comentando na maioria das vezes sou seu leitor assíduo. O que é bom deve ser elogiado, porém, algumas críticas tb ajudam a cresce. Tome cuidado, pois de vez em qnd temos a ânsia de escrever, tomados por pura inspiração e nos esquecemos de prestar atenção em algumas coisinhas simples, como a concordância (neste caso, nominal) e excesso de pontuação.
    Mas está ótimo e continue a escrever "sem parar".
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. achei a atitude um pouco equivocada....Larri errou feio nessa e o garoto tbem tem sua parcela em aceitar a imposição do tecnico....se com 17 anos jah nao aguenta mais, imagina mais velho....
    abraços rotanabi

    ResponderExcluir