Caixa de Pesquisa

sexta-feira, 30 de março de 2012

A desistência de Nadal em Miami


Antes de tudo, o blogueiro pede desculpas por estes dias sem atualizações sobre o torneio de Miami. O tempo tem sido mais curto e não consegui assistir algumas partidas importantes. Mas vamos ao que interessa.

A surpresa desta sexta-feira foi a desistência de Rafael Nadal do Master 1000 de Miami. O espanhol disputaria uma vaga na final contra o britânico Andy Murray, porém, a conhecida tendinite no joelho esquerdo forçou sua decisão de se retirar da competição.

Às vésperas da temporada de saibro, as dores são preocupantes para o número 2 do mundo. É válido lembrar que esta mesma tendinite tirou Nadal de boa parte da temporada de 2009 e ,neste ano, o canhoto de Mallorca chegou a ficar um mês parado logo após o Australian Open. No entanto, Rafa espera se recuperar a tempo de disputar o torneio de Monte Carlo. Resta saber como estará sua condição física.

O grande beneficiado foi Andy Murray que estará 100% recuperado na decisão e aguarda o vencedor de Novak Djokovic e o argentino Juan Monaco.

Na próxima semana, a diferença de pontos entre Nadal e Federer cairá para apenas 900 pontos.

Falando em Roger Federer , as datas para sua exibição no Brasil estão confirmadas. No dia 6 de Dezembro será a primeira partida em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera e dia 8 de Dezembro, no Rio De Janeiro sem local definido. Os adversários também ainda não foram definidos. O nome de Gustavo Kuerten ganha cada vez mais força e é o forte candidato a jogar uma das partidas. Os outros nomes são os argentinos Juan Martin Del Potro e David Nalbandian, além de Thomaz Bellucci que corre por fora. (créditos ao jornalista José Nilton Dalcim que foi o primeiro a dar esta informação)

terça-feira, 27 de março de 2012

Entrevista de Federer ao CQC

Para quem não teve a oportunidade de assistir a entrevista de Roger Federer ao CQC, realizada por Felipe Andreoli, aqui está o vídeo.

Imperdível !

Roger Federer dá um show de humildade e carisma. Totalmente descontraído, Federer entra nas brincadeiras e ainda faz embaixadinhas.

Parabéns ao repórter Felipe Andreoli. Espetacular o trabalho dele e uma entrevista inesquecível.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Roger Federer no Brasil


Agora é oficial:

Roger Federer estará no Brasil em Dezembro para duas partidas de exibição.

Lui Carvalho, diretor da Koch Tavares que é a empresa responsável pelo evento, já confirmou no twitter.

Em breve, mais informações sobre local e os adversários.

Acompanhe também mais notícias no twitter do blogueiro.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Salto de 53 posições


O tenista de São José do Rio Preto, Thiago Alves, ganhou o segundo título de Challenger na temporada. Neste final de semana, Alves venceu o forte Challenger de Guadalajara, no México. Na decisão, bateu o italiano Paolo Lorenzi por 6/3 e 7/6(4).

O rio pretense iniciou o ano como o modesto nº 340 do ranking. Foi campeão do Aberto de São Paulo em Janeiro e, com o título no México, subiu mais 53 posições ocupando o 163º posto. Em toda temporada entre os brasileiros, Thiago só não somou mais pontos que Thomaz Bellucci .

Thiago Alves estará na Copa Davis mas apenas para compor a equipe de treinamento.

Parabéns, Thiago !


Atualizações do ranking:

- Com a boa campanha em Indian Wells, Thomaz Bellucci ganhou três posições e é o atual 47º do ranking.

- João "Feijão" Souza perdeu quatro posições e ficou de fora do top 100. Feijão é o atual 104 do mundo.

- No Top 10, a novidade é o americano John Isner que figura pela primeira vez entre os 10 melhores. Na 10ª posição, Isner "roubou" o posto do argentino Juan Martin Del Potro, que caiu para a 11ª posição.


Foto: Divulgação

Enquanto isso...ele segue vencendo.


Roger Federer

30 anos

39 vitórias em 41 jogos.

Está a um título de Master 1000 para voltar a ser número 2 do mundo.

São 73 troféus em 14 anos de profissional.

19 em Master 1000 e 16 de Grand Slams.

Certa vez, quando perguntado sobre aposentadoria, respondeu: "Não é a idade que decide se você vai parar, e sim o corpo ".

Mais uma vez, o gênio demonstrou estar correto.
Ainda tem muito para ganhar.
É sempre um prazer vê-lo jogar, Sr. Federer.

Obrigado !

quarta-feira, 14 de março de 2012

Por pouco


Foi quase.

Faltou bem pouco.

Thomaz Bellucci deu muito trabalho ao maior tenista da história. Com um tênis digno de top 20, o brasileiro atropelou um descalibrado Federer na etapa inicial. Sem muitos problemas, fechou em 6/3.

Porém, quando se trata de gênio, um mínimo detalhe faz a diferença. O Leão despertou e quebrou o saque do tenista canhoto logo no game inicial do segundo set. Um balde de água fria para todos os brasileiros. Era o que não podia acontecer. Com a confiança recuperada, Federer se soltou.

O brasileiro não abaixou a cabeça e lutou em todos os pontos. No entanto, o suíço venceu 100% de todos os pontos disputados com o 1º serviço e 73% dos disputados com o segundo saque. Não deu chances ao brasileiro e empatou a partida por 6/3.

No set decisivo, nível alto de tênis de ambos jogadores. E ai entra, novamente, o tênis digno de top 20 apresentado por Thomaz Bellucci.O brasileiro exigiu o máximo de Federer em todos os pontos. O jogo dava sinais de que poderia ir para os dois lados.

Ponto crucial. Federer sacava em 4-4 e teve 0-30. Pressionado, o gênio disparou quatro saques indefensáveis. Bellucci, pressionado, sacando em 4-5, ainda salvou um match point. No segundo, não conseguiu evitar a derrota para o dono de 16 Grand Slams.

Thomaz deu sinais, mais uma vez, de que pode ir um pouco mais longe. Entretanto, o primeiro passo a dar seria jogar neste nível contra adversários piores, em que ele tem a obrigação de ganhar e não ser um franco atirador.

Hoje, aplausos para Thomaz Bellucci.

Thomaz Bellucci x Roger Federer


Finalmente, Thomaz Bellucci terá o prazer e privilégio de enfrentar o maior da história, Roger Federer.

O brasileiro avançou às oitavas sem precisar entrar na quadra. Seu adversário, o russo Nicolay Davydendo, foi mais uma vítima do surto de virose que ocorre no Master de Indianl Wells e não teve condições de disputar a partida.

Já Roger Federer teve que suar a camisa contra o canadense Milos Raonic. Em um duelo bem equilibrado, Federer demorou para conseguir bloquear os poderosos saques da jovem promessa. Com duração de 2h07, o suíço fechou em 6-7(4), 6-2 e 6/4.

O tão esperado duelo, por nós brasileiros, acontece por volta das 20h com transmissão do SporTV 3.

Será interessante ver o comportamento de Bellucci diante do Leão da Montanha.

Já que sonhar não custa nada, porque não acreditar numa vitória do brasileiro ? =)

O esporte é cheio de zebras, portanto, nunca duvide de nada.

domingo, 11 de março de 2012

Com atuação convicente, Bellucci avança.


Há tempos Thomaz Bellucci não apresentava um tênis tão sólido como o de hoje. Com um duplo 6/3 em cima do austríaco Jurgen Melzer, Bellucci quebrou o incômodo tabu de não vencer um tenista entre os 20 melhores há 10 meses. O última vitória sobre um tenista top 20 foi nas quartas de final em Madri, naquela ocasião o adversário era o tcheco Tomas Berdych.

O brasileiro foi firme a partida inteira. Não cedeu nenhum break point e venceu 91% dos pontos disputados com o primeiro serviço. Classificado para a terceira rodada, Bellucci repete o resultado do ano passado e, certamente, continuará no top 50.

O próximo adversário será o experiente tenista russo Nicolay Davydenko que passou pelo alemão Bjorn Phau por 7/5 e 6/2.

Ainda hoje, tem a estreia do brasileiro Bruno Soares na chave de duplas.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Eterno Guga, Eterno

Certo dia, Deus resolveu criar um tenista. Na trajetória de vida deste atleta, Deus escreveu que ele seria, além de numero 1 por 43 semanas, três vezes campeão de Roland Garros, e um dos tenistas mais carismáticos da história do esporte. Para a nossa sorte, Deus decidiu fazer deste gênio, um brasileiro.

Gustavo Kuerten é uma espécie rara. Tão difícil de se encontrar que, em toda a América do Sul, não existiu mais ninguém do seu nível. Ídolo por todos os cantos do mundo e de uma simplicidade ímpar. Quando o encontrei pela primeira (e única) vez, sua maior preocupação era saber o resultado do seu time de futebol, o que definitivamente prova o tão brasileiro ele é.

Guga alcançou feitos inimagináveis. Esta semana conquistou mais um deles: entrar para o Hall da Fama do Tênis. O Manézinho da Ilha se junta a paulista Maria Esther Bueno, que tem no currículo “apenas” 19 títulos de Grand Slam.

O anúncio oficial será realizado nesta quinta-feira e a cerimônia apenas no dia 14 de Julho na cidade americana de Newport, sede do Hall da Fama. Esta notícia é digna de ser capa dos jornais mas , infelizmente, duvido que isto acontecerá.

Ano passado, tive a oportunidade de visitar o Hall da Fama. O Museu é interessante mas achei pequeno. Por ser conhecido como o Museu Internacional do Tênis, esperava muito mais. Em 15 minutos, dá para percorrer todo o interior.

O grande destaque do museu é a sala totalmente dedicada a Andre Agassi. É o único tenista a ter uma sala exclusiva no local.



Para cada Grand Slam, há um espaço reservado com foto dos melhores tenistas de cada Major. Na ala dos Supremos em Paris, a foto de Gustavo Kuerten está junta de Borg, Nadal, Lendl, Justin Henin entre outros. Em baixo do quadro do brasileiro, a seguinte legenda: “ Brazilian Gustavo Kuerten’s briliant backhand took him to three French Open single titles. “

O mais legal do complexo é visitar as quadras de grama. O ATP de Newport é disputado em Julho no local. As quadras dão um tom luxuoso e o mais intessante disso tudo, é que se pode reservar um horário para treinar nelas. No meu caso, tive azar pois um pouco antes do inverno, as quadras fecham e ficam impossibilitadas de treinar. Se eu tivesse ido um mês antes, poderia ter realizado o sonho de jogar na grama.

Só para constar: é emocionante encontrar quadros do Guga pelo museu. Mesmo sem estar oficialmente no Hall da Fama, é possível encontrar três ou quatro quadros só do brasileiro e outros citando seus feitos.

Eterno Guga, Eterno !!

segunda-feira, 5 de março de 2012

A crise de Roger Federer


O suíço está em decadência.

Seu ranking evidencia este fato.

Ganhar cinco dos últimos sete torneios disputados reforça o momento delicado do Leão da Montanha.

Não é aceitável um profissional desde 1998 ganhar apenas 72 títulos e ser o quarto maior vencedor da Era Aberta do tênis, com três títulos a menos que o americano John McEnroe.

Sem contar a estacionada nos 16 Grand Slams conquistados, que serve para confirmar a crise.

Nem mesmo os dois ATP 500 conquistados em sequência deste ano pode abafar este momento terrível do atleta da Basiléia.

Seus fãs estão revoltados, não se conformam com a possibilidade de Federer recuperar o 2º posto do ranking logo após os dois Master 1000 a serem disputados.

Não restam dúvidas.

Federer está em crise. E que crise !

sexta-feira, 2 de março de 2012

ATP 500 de Dubai: Federer e Murray decidem


Os finalistas do ATP 500 de Dubai estão definidos.

Andy Murray apresentou um tênis bastante convicente e agressivo diante do número 1 do mundo, Novak Djokovic. Efeito Lendl ou não, o britânico tem demonstrado sinais de progresso tanto no seu jogo quanto na parte mental. Talento, tem de sobra. Hoje, atropelou o sérvio no 1º set, 6/2. No segundo, abriu, 5-3, teve a chance de sacar para o jogo mas segurou o braço. Resultado final: 6/2 e 7/5.


Na outra semifinal, Roger Federer confirmou favoritismo em cima do argentino Juan Martin Del Potro. Em dois tiebreaks, Federer venceu 89% dos pontos disputados em seu 1º serviço. No set inicial, o suíço levou a melhor por 7-5 no tiebreak. Na parcial seguinte, Delpo teve 5-1 no tiebreak e três set points. Nenhum convertidos. Para piorar, viu Federer virar e fechar o jogo na primeira oportunidade. Com esta vitória, Federer tem 9x2 em confrontos contra o argentino.

A final promete. Os dois tenistas já se enfrentaram 14 vezes. Foram 8 vitórias para Murray e 6 de Federer. Porém, em decisões, o suíço venceu três das cinco disputadas. Será um excelente jogo. Palpite ? Murray em 6/4, 2/6 e 7/5.